Beleza
19. 11. 2015

A estética contemporânea no Miss Brasil 2015

Os concursos de beleza são uma referência dos padrões estéticos e valores culturais de uma época.

O concurso de miss Brasil teve o seu auge nas décadas de 50 e 60, onde os padrões de beleza estavam associados a medidas precisas e comportamentos conservadores. A figura da miss estava associada a de uma princesa e critérios rígidos se faziam presentes como inatingíveis. Como ícones desta época temos Martha Rocha, Miss Brasil 1954 e Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963, medidas perfeitas.

Aos poucos esse padrão foi se transformando, valores como diversidade e etnia foram incorporados, a estética de medidas precisas foi substituída pela beleza da harmonia e proporção. Deise Nunes, Miss Brasil 1986 e Natália Guimarães, Miss Brasil e vice campeã do Miss Universo 2007, ilustram bem este momento.

No Miss Brasil 2015, o padrão estético contemporâneo  é contemplado por uma beleza natural, sem excessos. Os valores estão focados na atitude e a miss deixa de ser a princesa e agrega na estética a força da sua personalidade.

FullSizeRender (44)

Adorei o resultado do Miss Brasil 2015, Marthina Brandt, do Rio Grande do Sul, representa a beleza natural, sem exageros e excessos, da estética contemporânea. Estudante de direito, chamou a minha atenção por comunicar de forma equilibrada e verdadeira sua beleza e personalidade.

mg_1994-1

Fico muito feliz com a sinalização de uma mudança de padrão estético em que o belo passa a ser algo natural, verdadeiro e que faça sentido no cenário contemporâneo. A mulher resgata a força da sua personalidade.

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

Comentários no Facebook

Comentários no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de